terça-feira, 21 de agosto de 2012

Soluções elétricas - parte III

Em minha modesta opinião um dos atrativos na restauração de veículos antigos é tentar utilizar o máximo de peças originais. Acredito que isto venha da restauração de veículos militares, principalmente os jeeps da Segunda Grande Guerra (WWII). Existiam dois modelos, o Willys MB e o Ford GPW. O Sr. Henry Ford era um visionário e aproveitava qualquer oportunidade para fazer um marketing da sua marca. Uma das características do modelo GPW é que grande parte das peças tem um pequeno F (estilizado) estampado em baixo relevo nelas, inclusive os parafusos (hexagonais) tem este F inscrito em sua cabeça mas em alto relevo. Estes parafusos são muito procurados e hoje já existem réplicas deles. É recomendável que uma restauração criteriosa de um Ford GPW possua todas as peças e parafusos com o F inscrito, mas isto nem sempre é fácil. Talvez agora o meu amigo João Cesar do blog Máquinas & Histórias comece a entender esta "loucura" pela busca de peças originais nas incursões aos desmanches. Hoje vou mostrar o processo de recuperação  dos conectores de emendas de cabos da VW. É um item muito fácil de achar nos VW´s que estão em desmanches e possuem baixo custo na aquisição pois segundo os donos são raros os "malucos" que procuram estas peças. Aqui na cidade segundo eles sou o único que já foi atrás disto. Geralmente estas peças são encontradas com resquícios de tinta e uma boa camada de graxa/óleo misturada com terra conforme ilustrado nas fotos abaixo:

O primeiro passo na recuperação destas peças é deixar estes conectores de molho em thinner (recomendo o para laca nitrocelulose que é forte e possui custo benefício bom) ou gasolina (melhor custo ainda) para desmanchar a tinta e a graxa/óleo. O passo seguinte é remover com o auxílio de uma escovinha esta sujeira externa. Para limpar a parte interna você pode utilizar uma chave de fenda bem fina. Ao final do processo lave com água e detergente de louças com o auxílio da escovinha. Se você tiver um compressor, dê jatos de ar no interior para tentar remover a sujeira que ficou. Depois disto deixe de molho novamente em sabão em pó. O sabão em pó é bem eficiente em limpar o que ficou. É claro que o amarelado do plástico provocado pela ação do tempo não será eliminado, mas o aspecto fica muito bom. Eu costumo deixar de molho tanto no solvente como no sabão sempre de um dia para outro. Confira:
Vejam que belezinhas com o logo da VW e a marca do fabricante: Polimatic.

6 comentários:

  1. Beto, tu é maluco mesmo, nem com choque para te curar. Se eu soubesse tinha guardado para vc esss peças dos antig chicotes do meu karmann ghia e do ex Fusca 72. Abraço

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    1. Bahhhh não acredito que você jogou fora. Você não utilizou estes conectores nos chicotes? Aqueles em Y são muito úteis na ligação das lanternas e piscas.

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    2. Olá, meu nome é Max Bianco , sou de Belo Horizonte M.G. , e estou com duvidas sobre os karmann Ghias ,se puder me ajudar entre em contato no e-mail maxbccbh@hotmail.com
      Obrigado.

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  2. Restauração no miiiiiiiinimos detalhes, hehe...
    Estes conectores Y são muito bons mesmo, eu achei alguns em um desmanche aqui em POA e tenho eles goardados para uma futura utilização.
    Um grande abraço.
    Luciano.

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  3. Descobri a alegria de encontrar uma peça rara no ferro velho semana retrasada aqui na Içara, quando estava peregrinando entre os fuscas e vi um com as sinaleiras Bicolores Fafá... so que uma bem desbotada e outra bem brilhosa.... pensei...so pode ser miragem... cheguei perto e era uma autentica Fafa Bicolor Polimatic...pena que era só uma...pequenos arranhoes pelo passar dos anos... nada que nao possa ser restaurado, paguei alguns reais e a alegria de fazer um achado desse não tem preço! No mercado livre um par delas custa muitos reais... inflacionado! Espero encontrar a outra pra fechar o par agora!
    Muito bom esse blog.
    Não sabia que a Jugasa prestava esse serviço. Muito caprichado!

    Abraço!

    Eliandri Amboni

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  4. Olá amigo, estou restaurando meu gol gts e gostaria de tirar uma dúvida com vc se possível...como vc fez pra retirar de dentro do conector o fio com o terminal?
    Grato!
    Danilo

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