segunda-feira, 13 de agosto de 2012

O retorno de Jedi

Após uma longa e tenebrosa pausa, volto a postar no blog. Neste tempo de ausência de notícias o processo de restauração caminhou bem devagar. Isto se deve a minha mania de perfeccionismo, pois prefiro demorar na execução, a fazer algo que necessitará ser refeito posteriormente. Como nem sempre as coisas acontecem conforme tracei acabo desanimando. Fico bastante chateado quando vejo que algo que deveria ter sido bem feito não o foi e necessitará retrabalho para corrigir. Acabo deixando de lado até esfriar e por isto a restauração está lenta.

 A montagem e tapeçaria foi "concluída" no mês de maio. Ainda faltam alguns ajustes que serão feitos depois de finalizada a montagem e os testes realizados. Por ajustes entenda-se o famoso retrabalho.

Levei o KG para casa para revisar as instalações elétricas. O que encontrei foi algo sem comentários....Eu tive que desmanchar todos os chicotes para eliminar as gambiarras feitas pelos "eletricistas de plantão". Haviam fios que ligavam nada a lugar nenhum, emendas mal feitas, cabos montados de forma incorreta, fios que começavam com uma cor e chegavam com outra. Sinceramente eu não sei porque tem gente com mania de fazer gambiarra. Basta manter o chicote original, não inventar moda, que tudo funciona. Mas sempre tem "os entendidos" que se acham melhor do que quem fez o projeto. Não sei como o carro funcionava e também como não pegou fogo devido as porcarias feitas.
A melhor opção foi começar da estaca zero, ou seja, desmanchar tudo e re-montar os chicotes originais respeitando o padrão de cores, bitolas de fios e trajetos corretos. É um processo moroso que necessita extrema atenção e tempo. Como só consigo me dedicar aos finais de semana (alguns) e algumas poucas horas a noite durante a semana o processo é lento. Não existe documentação dos circuitos elétricos deste modelo. Para refazer os chicotes usei os diagramas que encontrei na internet de modelos de KG americanos, do Fusca 1300 e uma boa dose de lógica, como diria o Sr. Spock e os conhecimentos de eletricidade e eletrônica adquiridos nos tempos de adolescente. Com isto foi possível restaurar tal qual o original sua parte elétrica.

Aos poucos vou comentando aqui no blog (espero que de forma mais frequente) o processo de restauração elétrica.

Agora coloco algumas fotos do interior concluído.




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