terça-feira, 14 de agosto de 2012

Soluções elétricas - parte I

Meu grande amigo Luciano, autor do melhor blog sobre SP2 o famoso VW SP2 Um Clássico Nacional, fez algumas observações sobre o chicote elétrico que passo a esclarecer:
1) realmente o chicote do SP1/SP2 é mais complexo que o do KG. A caixa de fusível do KG tem apenas 08 posições, semelhante a do Fusca. A posição de trabalho para fazer a manutenção elétrica no KG também é bem melhor, você trabalha sobre o chicote, enquanto que no SP1/SP2 você tem que trabalhar deitado, sob o painel e com um espaço extremamente reduzido (é claro que retirando o painel as coisas melhoram, mas não dá para fazer isto no dia a dia, apenas quando o carro estiver desmontado).
2) o SP1/SP2 tem o diagrama elétrico disponível na internet. Quando restaurei o meu SP1, eu imprimi em formato grande (A0), plastifiquei e fiz um poster, que coloquei pendurado na parede da garagem. A plastificação permite que você use uma caneta de transparência para ir marcando o que foi executado e anotando observações. Depois do trabalho concluído basta passar um pano com álcool que remove tudo o que foi escrito. No caso do KG, como não existe um diagrama do modelo nacional, eu fiz diversas impressões em A4 colorido das que obtive (citadas no tópico anterior) e vou anotando nelas. O padrão de cores de fios utilizado pela VW é basicamente o mesmo em quase todos os veículos. Isto facilita as deduções lógicas (viva o Sr. Spock).
3) outra dúvida do Luciano: onde encontrar os fios com padrão de cores da VW. Bem meu caro Watson, ops Luciano, isto é mais difícil pois eles não estão disponíveis nas lojas de material elétrico e daí tenho duas dicas: a primeira é encontrar "doadores" em desmanches, Fuscas, Brasílias, etc.... como citei a VW usava basicamente os mesmos padrões de cores de fios em seus veículos, então conseguindo alguns chicotes destes outros carros, você consegue montar um "acervo" de fios para restaurar o chicote do seu veículo. Os fios podem ser limpos com o auxílio de thinner. A segunda dica: quando você não tiver o fio na cor padrão e no comprimento desejado e tiver apenas um pedaço dele, é "otimizar" este pedaço disponível. Explico: você tem apenas um pedaço de fio preto com listras amarelas. Corte este pedaço no meio, solde cada pedaço destes na extremidade de um fio preto (da mesma bitola), com isto você vai ter um fio que começa preto com listras amarelas e chega na outra extremidade do chicote com a mesma cor. Como a parte intermediária geralmente fica dentro do espaguete e o que interessa são as extemidades para você fazer a ligação correta, este recurso permite manter o padrão de cores. Tá mas alguém vai dizer: eu não tenho nenhum pedaço....bem daí você usa um fio da cor básica (neste exemplo o preto) com a mesma bitola. Não vai ficar no padrão, mas pelo menos você respeitou a cor básica e a bitola do cabo.

2 comentários:

  1. Muitas vezes, quem está de fora, consegue achar uma solução prática e muito rápida para um problema que achamos não ter solução.
    Sabe que eu nunca tinha pensado em procurar em desmanches pelos chicotes originais da VW? Se os carros são da mesma montadora, nada mais óbvio que utilizar a mesma nomenclatura e padrão para os fios.
    Um grande abraço e obrigado pelas dicas.

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    1. Luciano, ainda bem que a VW usava este expediente. Facilita em muito as restaurações pois haviam várias peças em comum entre os veículos. Você sabia que os interruptores do console dos SP´s são os mesmos utilizados pelo Fiat 147? E o Fiat 147 também tinha peças em comum com o Lada Niva. A Lada havia comprado toda uma linha de montagem da Fiat italiana e era onde produzia os Nivas.

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