terça-feira, 14 de agosto de 2012

Soluções elétricas - parte II

Como falei anteriormente eu sou perfeccionista e "de vez em sempre" prefiro demorar a terminar um trabalho a fazer algo "meia boca". É claro que o preço disto é uma restauração mais demorada. Um exemplo desta mania é um singelo conector do farol. Qualquer eletricista automotivo pegaria um novo conector, destes do mercado paralelo que já vem com os 3 pedaços de fio pendurados, emendaria os fios e pronto. Eu recorri a um expediente citado no tópico anterior que foi a busca de doadores. Busquei nos desmanches conectores originais com o logo da VW, realizei a limpeza dos mesmos e de seus contatos e soldei os cabos nos conectores originais. Estes conectores eram fabricados por algumas empresas entre elas a AMP (Tyco - americana) e a bem conhecida Marília.

Nas duas fotos abaixo o estado em que geralmente são encontrados os conectores de faróis nos desmanches. Fazer o isolamento dos fios com fita crepe é algo bastante comum (e incorreto é claro) nos veículos que encontramos.

Após um "trato" com thinner para remoção da sujeira e um molho em sabão em pó (para os plásticos) e escova de aço rotativa nos metais chegamos ao resultado abaixo:

É claro que isto é um preciosismo e ninguém vai dar bola pois fica escondido, mas eu sei o que tem ali. É que nem rede de esgoto pública, o prefeito não faz porque os canos ficam enterrados e ninguém "vê" o trabalho.

Aqui um exemplo de chaves originais que foram garimpadas em desmanches e passaram por um processo de restauração: 

Tem também os relés...qual eletricista vai se dar ao trabalho de catar relés de alumínio originais, testar, limpar, etc... se é mais fácil pegar um novo de plástico, colocar ali funcionando. Ninguém vai ver....


Recebo inúmeras "críticas" que a restauração nunca fica pronta, que eu não quero pagar para os outros fazerem o serviço, etc... . Como eu sempre digo, o problema é pagar e não ter o serviço que a gente deseja. É muito, mas muito raro, você encontrar um prestador de serviços que vai se preocupar com este nível de detalhamento. O negócio é produção rápida, faturamento rápido. São os tempos modernos....
Como eu sempre digo aqui na empresa nos trabalhos que executamos: funcionar é básico, é fundamental, mas o trabalho tem que ser agradável aos olhos, o resultado tem que ser bonito, você tem que ter orgulho do resultado de seu trabalho. Apenas para esclarecer, eu trabalho com cabeamento estruturado, redes de computadores. Aposto que alguns já pensaram: isto é aquela "maçaroca" de cabos lá no CPD (ou sala do TI). Quem tiver curiosidade em ver o que digo pode acessar www.amboni.com.br e conferir as fotos.


4 comentários:

  1. Bom dia Roberto, muito bom e bem diagramado os posts. Para os críticos (não eu) qual a sua previsão para o termino do KG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cézar, obrigado. Na verdade quando falo "críticas" (entre aspas) são as pegações no pé que o pessoal faz. Tudo no bom sentido. Eu quero acabar e testar a parte elétrica ainda neste mês. A etapa seguinte é montar a mecânica no lugar e passar a fase de testes e correções. Acredito que isto aconteça em setembro/outubro. Falta muito pouco e agora não vou desanimar...Estou com 2 projetos em paralelo, o "lifting" do SP1 e a continuidade da restauração do G506 (caminhão Chevrolet militar ano 1942). A idéia é que tanto o KG e o SP1 fiquem prontos até outubro.

      Excluir
  2. Meu grande amigo Beto.
    Confesso que agora eu vi que temos muito em comum... Explico: eu também trabalho na área de TI, cuidando do CPD da filial de uma empresa e, no meu primeiro dia de trabalho, eu tive vontade de chorar, tamanha a bagunça no cabeamento. Para você ter uma idéia, tinha cabos de dados passando por dentro de eletrocalhas com cabos elétricos. Por conta própria, eu mesmo fui organizando tudo, eliminando cabos desnecessários, trocando o cabeamento telefônico, enfim, deixei tudo no padrão. Aí me perguntaram: porque tu está fazendo isso? Não aparece mesmo... A resposta tu já me deu na postagem: "porque EU sei que está bem feito e do jeito que EU gosto".
    Parabéns por tudo, pelo blog, pelos seus carros e, principalmente, por sua empresa, que parece ser referência no ramo de redes.
    Mas agora, faça-me o favor... pra quê lifting naquela maravilha de SP1???
    Um forte abraço meu amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Luciano, obrigado. Será que todo cara de TI é maluco? Se não é tá perto, rsrsrs.
      Em breve eu vou relatar em outro blog que criei no ano passado mas ainda não está ativo a saga da restauração do SP1. Eu sei que pode parecer loucura mas a pintura dele nunca me agradou. Ela não tinha brilho por mais que fosse polida. O trabalho não foi 100%, apareciam riscos de lixa, o material utilizado não foi de boa qualidade e ele estava "trabalhando". Além disto apareceram 2 pequenas bolhas de ferrugem próximo da roda traseira. Na parte interna da tampa traseira também apareceu uma grande bolha. Esta culpa do pintor, que na época viu que ali tinha um pequeno podre e em vez de me avisar para que fosse chapeado, limpou e tascou massa em cima. Me avisou apenas depois de pronto. A ferrugem voltou e criou uma bolha.
      Conversei com o pessoal da oficina onde foi pintado o KG e eles toparam o desafio. Querem fazer melhor que o KG. Vão remover todo o material, chegar na chapa e fazer um trabalho descente.

      Excluir