sábado, 4 de dezembro de 2010

Karmann Ghia 1970 - 8.856 Km ORIGINAIS!!!

Sempre que inicio a restauração de um veículo antigo o primeiro passo é o levantamento de informações detalhadas (herança do tempos de universidade e mestrado). Este levantamento passa desde a pesquisa bibliográfica (quando disponível), continua em sites da internet e culmina em visitas a colecionadores que possuam o mesmo modelo. Eu tive a felicidade e oportunidade de conhecer um grande apaixonado por Volkswagens e agora um amigo, que possui um exemplar que posso considerar um dos melhores do país, pois nunca foi restaurado e possui apenas 8.856 quilometros originais. Este exemplar derrubou algumas "verdades" que tínhamos aqui no Veteran sobre os itens de acabamento dos VW´s, em particular dos Karmann Ghias. Nos tópicos abaixo vamos ter uma série de informações que em muito irão contribuir na restauração do meu KG e também poderão auxiliar outros entusiastas.

Costura eletrônica:
Sempre imaginamos por aqui que os acabamentos da janela de saída do ar quente na caixa de ar, alavanca de marchas e registro do ar quente possuiam costura eletrônica. NÃO, é uma simples costura de máquina conforme ilustram as fotos abaixo. Isto facilita em muito a restauração. Pena não encontrarmos mais o "carrapatinho" cinza rajado original. Ilustrações no Manual do Proprietário corroboram as fotos abaixo.
Carpet - Bouclet Cinza Rajado:
Atrás dos bancos dianteiros e traseiros, o revestimento é com carpet. Este material original não se encontra mais e o que existe atualmente está longe do padrão VW original. O acabamento original é uma coisa impecável e a conservação é de deixar qualquer antigomobilista "babando" (mas não no carpet senão estraga...). Observe que o cinto de segurança traseiro vai preso na caixa do paralama traseiro (existe uma porca presa a um reforço na parte externa do paralama. No meu KG estava tapado com massa de calafetar.

Pequenos detalhes:
Em poucos KG eu vi estes detalhes importantes de acabamento.
Gancho que prende o encosto do banco traseiro quando rebatido:

Friso em alumínio cromado que fica atrás do encosto do banco traseiro.

Detalhe do banco (ano 1970) e de onde vai preso o cinto de segurança. No assoalho existe também uma porca presa a um reforço para o cinto. Neste caso, no meu KG, eles taparam com solda. Foi mais difícil para desobstruir mas o trabalho deu certo.

Zincado ou Bicromatizado???
Sempre tínhamos como verdade que todos parafusos e outros detalhes em metais nos VW´s eram bicromatizados (banho de proteção em tom amarelado). Nos fuscas e outros isto é procedente. Parece que nos KG´s a VW resolveu inovar, parafusos e demais itens são zincados (banho em cor prateada).

Encosto do banco dianteiro:
detalhes dos parafusos e costura que ficam na parte posterior do encosto.

Puxador interno da porta:
Muitos imaginam que o puxador do KG é o mesmo do Fusca, mas são diferentes. O do KG é mais fino e também apresenta comprimento maior.

Acabamentos no nariz (internos, onde vai o estepe):
Este é o item mais raro que já vi: como eram os acabamentos no nariz...O espaço entre a tomada de ar dianteira e a chapa lateral do paralama, era preenchido com...pasmem, um simples pedaço de espuma. E o espaço entre a chapa do nariz com a lateral do paralamas era fechada com um perfil de borracha pintado na cor do carro. A espuma também acabava pintada porque era instalada antes da pintura do carro.

Mais fotos de detalhes:

Sempre nos preocupamos que o jacarandá do painel deve ser idêntico ao da forração lateral. Nem a VW fazia assim...

Detalhe da junta de amianto ainda original:

 Olha aí o hodômetro...
 
Vejam que na borracha, logo acima do parafuso de fixação, existe um furo para saída de água. Este furo se conecta em uma mangueirinha que pode ser vista em uma das fotos acima (acabamentos do nariz).

3 comentários:

  1. Parabéns meu caro Watson pelo trabalho de pesquisa e pelo cuidado de manter os seguidores e leitores atualizados e bem informados!

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  2. Parabéns!! O carro está lindo!

    é possível postar uma foto do quebra vento com a porta aberta? Ele tem uma borracha na ponta? como ele se encaixa na borracha da porta?

    Obrigado

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  3. Rapaz, tenho um 70 e vou salvar estas fotos, pois vou precisar restaurá-lo uma vez que a pintura foi mudada para chumbo metálico (tem cabimento?) Estes detalhes são importantes para se fazer o correto. Parabéns pela reportagem, apesar de eu estar vendo somente agora.

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