Como falei anteriormente eu sou perfeccionista e "de vez em sempre" prefiro demorar a terminar um trabalho a fazer algo "meia boca". É claro que o preço disto é uma restauração mais demorada. Um exemplo desta mania é um singelo conector do farol. Qualquer eletricista automotivo pegaria um novo conector, destes do mercado paralelo que já vem com os 3 pedaços de fio pendurados, emendaria os fios e pronto. Eu recorri a um expediente citado no tópico anterior que foi a busca de doadores. Busquei nos desmanches conectores originais com o logo da VW, realizei a limpeza dos mesmos e de seus contatos e soldei os cabos nos conectores originais. Estes conectores eram fabricados por algumas empresas entre elas a AMP (Tyco - americana) e a bem conhecida Marília.
Nas duas fotos abaixo o estado em que geralmente são encontrados os conectores de faróis nos desmanches. Fazer o isolamento dos fios com fita crepe é algo bastante comum (e incorreto é claro) nos veículos que encontramos.


Após um "trato" com thinner para remoção da sujeira e um molho em sabão em pó (para os plásticos) e escova de aço rotativa nos metais chegamos ao resultado abaixo:
É claro que isto é um preciosismo e ninguém vai dar bola pois fica escondido, mas eu sei o que tem ali. É que nem rede de esgoto pública, o prefeito não faz porque os canos ficam enterrados e ninguém "vê" o trabalho.
Aqui um exemplo de chaves originais que foram garimpadas em desmanches e passaram por um processo de restauração:
Tem também os relés...qual eletricista vai se dar ao trabalho de catar relés de alumínio originais, testar, limpar, etc... se é mais fácil pegar um novo de plástico, colocar ali funcionando. Ninguém vai ver....
Recebo inúmeras "críticas" que a restauração nunca fica pronta, que eu não quero pagar para os outros fazerem o serviço, etc... . Como eu sempre digo, o problema é pagar e não ter o serviço que a gente deseja. É muito, mas muito raro, você encontrar um prestador de serviços que vai se preocupar com este nível de detalhamento. O negócio é produção rápida, faturamento rápido. São os tempos modernos....
Como eu sempre digo aqui na empresa nos trabalhos que executamos: funcionar é básico, é fundamental, mas o trabalho tem que ser agradável aos olhos, o resultado tem que ser bonito, você tem que ter orgulho do resultado de seu trabalho. Apenas para esclarecer, eu trabalho com cabeamento estruturado, redes de computadores. Aposto que alguns já pensaram: isto é aquela "maçaroca" de cabos lá no CPD (ou sala do TI). Quem tiver curiosidade em ver o que digo pode acessar www.amboni.com.br e conferir as fotos.