Uma etapa que vai consumir bastante tempo é a recuperação dos frisos. Infelizmente muitos deles estão com riscos que danificaram a camada de anodização e conferem um aspecto bastante feio. Não seria uma boa combinação um veículo com pintura e interior bem executados e os frisos desmerecendo este trabalho. Resolvi tentar um processo de recuperação fruto de pesquisas na internet em diversos sites nacionais e estrangeiros e mais algumas idéias que tive. O processo é o seguinte: lixar o friso para remoção da anodização com lixas 220 e 320. Mesmo com esta gramatura é um processo moroso e cansativo. Além de eliminar a anodização, muitos riscos também são eliminados e os mais profundos são minimizados. Os frisos ficarão com riscos das lixas. Aplicar lixas 400, 600 e 1.200 para eliminar os riscos das lixas de gramaturas maiores. Após este processo de lixamento, eu passo ao processo de polimento com um disco de algodão, instalado em um antigo esmeril, e massa de polir sólida branca. Esta massa é utilizada em polimento de metais e jóias. Caso o processo de polimento fosse manual com massa de polir automotiva branca, eu recomendaria após a lixa 1.200, a de número 2.000.
Este polimento com o disco de algodão (é formado por vários pedaços de tecidos costurados) deixa o friso com um brilho de cromado e reduz o esforço nesta etapa final. Para arrematar eu faço um polimento rápido com um pedaço de algodão e massa de polir automotiva branca. É claro que a remoção da anodização implica em um cuidado maior para conservar o brilho dos frisos, mas um veículo antigo é sempre mantido limpo e brilhando, então isto não será problema. O aspecto final compensa o trabalho.
Existe outro processo que é indicado para remoção da anodização que é um banho em Hidróxido de Sódio (NaOH), a popular soda caústica. As aulas de química no Marista com o Franciquez vão me ser úteis agora rsrsrs. Isto pode eliminar o uso e esforço com as lixas de gramaturas maiores (220/320) e reduzir o tempo de recuperação. Devo experimentar no próximo final de semana. Como a soda caústica é corrosiva (ela é uma base e não ácido), a sua manipulação requer o uso de EPI´s (máscara, óculos de proteção e luvas).
resultado com polimento com disco de algodão em esmeril:
resultado com polimento manual e polidor automotivo:
Conforme visto acima, o polimento manual já introduz um ganho significativo ao resultado final. Com disco de algodão e esmeril o resultado é muito melhor.
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