segunda-feira, 11 de julho de 2011

Recuperação da peças - 19/06/2011

As peças de chapa, principalmente do motor, foram encaminhadas para o jato de areia e protegidas com Wash Primer. Estou aproveitando para ensaiar os primeiros passos com pintura em pistola. É claro que não tenho a pretensão de pintar nenhum veículo, mas pelo menos executar pequenos trabalhos em peças avulsas.


A seguir foi executada a pintura com tinta preta semi-brilho (realizada por um profissional) para manter o padrão original VW. Esta tinta semi-brilho foi obtida com a mistura de 02 partes de Preto Cadilac e 01 parte de Preto Fosco. A tinta utilizada foi a base de Nitro Celulose, a popular Duco, que é a mais fácil para obter a formulação desejada. Hoje em dia está comum a adoção da pintura eletrostática (a pó) para as chapas do motor. Com certeza é uma pintura extremamente resistente mas não permite a correção nas peças, para eliminar mossas e defeitos, com massa poliéster, apenas com metal (estanho por exemplo. Mas onde vamos encontrar um profissional que trabalhe com estanho???). Isto se deve a característica deste processo de pintura que é a deposição de particulas de tinta com uma carga, em uma superfície metálica, que esta carregada com uma carga oposta. Como a massa é um material não condutor, as particulas de pó não são atraídas pela mesma. Outro problema que vejo é que a pintura pelo processo eletrostático não remete a lembrança da pintura das peças originais.



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