domingo, 28 de novembro de 2010

Chicote elétrico frontal

Na sexta-feira a noite recuperei o chicote elétrico frontal. A primeira etapa foi a limpeza: foi efetuada a remoção das fitas isolantes que serviam para cobrir as emendas (gambiarras) que fizeram no chicote. O chicote e espaguete foram limpos com águaraz (remove resquícios de tinta, encardidos e cola da fita isolante). Algumas emendas foram feitas sem critério, sem solda com estanho, bitolas diferentes nos cabos e com cor diferente. Iniciava com uma cor na caixa de fusíveis e chegava na outra ponta com cor diferente. Como que alguém pode dar manutenção em uma instalação destas???

Na foto abaixo o cabo a esquerda que vem da ponta que vai na caixa de fusíveis é preto com listra verde e é emendado com um preto com listra vermelha.

Uma emenda correta deve ser estanhada e para isolar a emenda ao invés da fita isolante que com o passar do tempo começa a desgrudar e fica "melecado" de cola, utilizei tubo termo contrátil (usar um soprador térmico para contrair o tubo). Fica um trabalho digamos, profissional.

O problema do cabo iniciar com uma cor e terminar com outra é simples de resolver. Corte o cabo original na parte que fica dentro do espaguete, solde o pedaço que falta (que é o de outra cor e estava na ponta final) e solde o pedaço que cortou (da cor original) na outra extremidade, ou seja, o pedaço de outra cor ficará entre os pedaços de cor original e ficará escondido dentro do espaguete que acomoda os cabos. Desta forma a cor nas duas extremidades do chicote será a mesma. Na foto abaixo o pedaço entre as duas emendas é o que possui cor diferente.

Uma ferramenta para dar um acabamento profissional e com o mesmo padrão de fábrica é o alicate para crimpar terminal automotivo. Observe os cabos abaixo.

Os cabos dos faróis de um dos lados apresentavam emendas (ainda bem que eram os do lado que utilizam brancos e amarelos e não os brancos e amarelo com listras pretas). Optei por substituir os mesmos por cabos novos. A bitola é de 1,5mm2. Segue foto com o resultado final da recuperação do chicote frontal.

O chicote traseiro será recuperado no local, quando da montagem do carro.

4 comentários:

  1. Não, isto é herança das aulas de eletricidade da época do Marista e do meu hobby que era eletrônica.

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  2. Boa noite Beto....eu vi o que a Maxicar postou em seu Blog e achei muito interessante....meus parabens pelo exemplar.....assinei o seu blog...e gostaria que assinasse o meu...sou artista plastico e amante do antigomodelismo...pinto em tela carros, motos, onibus e caminhoes antigos....de uma olhada lá...quem sabe a gente nao pinta um dos seus veiculos....estou pintado para um cliente um KAISER 68 Militar e logo estará postado em blog...um abraço e meus parabens pela joia.

    www.at-artes.blogspot.com

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