quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Restauração do Velocímetro

O velocímetro estava funcionando normalmente, seu único problema era o ponteiro desbotado conforme a foto abaixo indica. Como já comentei em um tópico anterior os veículos de 1971 e 1972 tem os ponteiros na cor laranja. A parte mais chata no processo de desmontar o instrumento é o anel de fechamento. Para abrir o mesmo deve-se utilizar uma chave de fenda fina e ir forçando a borda ao longo de todo o anel para levantar a parte dobrada do mesmo.
Após isolar a área o ponteiro foi pintado com a tinta Esmalte Vitral Acrilex na cor laranja. Este tipo de tinta é facilmente encontrado em lojas que vendem produtos de pintura para quadros e artesanato.
Aqui algumas fotos da parte interna do velocímetro e o carimbo da data de fabricação.
 O resultado do ponteiro com sua cor original já restaurada
Para dar mais "realismo" a restauração, os parafusos que prendem o mecanismo a carcaça receberam um pingo de verniz verde (Verniz Vitral da Acrilex, na cor verde pinheiro) para reproduzir o trava parafuso que eles recebiam quando novos.
E agora começa a montagem. Na foto abaixo os dois anéis de borracha que vão junto ao vidro, anel cromado externo, anel de fechamento, vidro, anel plástico branco que faz o fundo para o anel mostrador da escala, suporte e porca que prendem o velocímetro ao painel.
 E o resultado final:


4 comentários:

  1. 'pingo de verniz verde' ... e depois me chamam de doido perfeccionista... Isso sim é perfeição

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  2. Roberto, tens certeza de que o ponteiro é dessa cor, não seria laranja mais para vermelho que para amarelo? Está ficando bom hein, e sobre a cor, pesquisou bastante, para não permitir que eles errem na pigmentação/tom? Gil

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  3. Giovani, conforme comentei com o Andres a cor (pronta) é a mais próxima do original. Eu tomei por base os outros instrumentos, os velocímetros do SP-1 que tenho (tenho o instalado e um reserva) e as fotos tiradas do painel do KG do Charles (vide no blog). Digamos que ao longo dos anos e com a ação dos raios UV fica difícil saber exatamente o tom "Loreal" correto do laranja.

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  4. boa tarde a todos. Estou tentando fazer um velocimetro do SP2. ou seja, um adesivo serigrafado para colar em cima da lata que vai dentro. Estou tendo que restaurar dessa forma, porque os numeros (fontes) estao muito amareladas e como trabalho com serigrafia, pensei em refazer. O Meu problema por enquanto (Isso ja faz uma semana) é qual a letra (fonte) usada para fazer os numeros. Alguem ai sabe ?
    E para comentar sobre o ponteiro. eu uso a tinta vinilica fosca laranja luminosa. vendida em lojas para serigrafia. Esta é a tinta original.
    Um abraço a todos. Rogerio facafoz@hotmail.com

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