domingo, 5 de dezembro de 2010

Bancos - diferenças

Modelo 1970

Modelo 1971 / 1972
Os dois modelos acima utilizam a mesma estrutura de bancos, a larga, adotada nos Karmann Ghia de 1970 a 1972 e posteriormente nos Karmann Ghia TC. A primeira foto é do KG 1970 original, nunca restaurado. Ilustrações no Manual do Proprietário confirmam este desenho de capa, mas o manual foi editado para os modelos 1970. É claro que a VW não iria mudar o manual a cada ano. A foto seguinte é de um KG ano 1972, restaurado. O modelo de capa é o mesmo que foi utilizado nos TC´s. Este desenho pode ser visto no KG ano 1971 que ilustra a matéria da revista Classic Show n° 17 de 2003. Segundo a revista o veículo em questão apresenta os estofamentos e interior conforme os padrões originais apesar de ter sido restaurado. Agora persiste a dúvida: os bancos sofreram mudança de desenho na sua capa entre 1970 e 1971???

3 comentários:

  1. Olá Amboni,
    Estou acompanhando sua restauração à distância -estou em Palmas-TO- e sem dúvida teremos mais um KG nota 10 no VCC de Criciuma. A qualidade aparece nos detalhes.
    No KG-72 que tenho em sociedade com o Andrés, cujo interior é todo original (o carro está em minha garagem em Curitiba), o estofamento é igual ao do 72 mostrado (que imagino seja o do Charles). Tenho dúvidas sobre a mudança em 71 também, pois lembro da informação de que os 72 (foram só 63 unidades) sairam já montados com o acabamento do TC pois seriam remanescentes do final da produção de 71 e montados paralelamente aos novos TC. Talvez alguns 71 de última série também viessem assim... A numeração do veículo indicando a época de fabricação pode ajudar.
    Se tiver confirmação, tenho curiosidade em saber.
    Sucesso na empreitada, estamos na torcida!
    Abraço,
    Irapuã

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Irapuã. Sim, o 72 da foto é de nosso amigo Charles. É um dos exemplares que tem sido muito útil para obtenção das informações. A suposição que fiz sobre a mudança da capa do banco no 71 é apenas com base nas fotos da reportagem da Classic Show. Infelizmente a bibliografia dos VW's nacionais é rara, ainda mais nos detalhes. Vou verificar se encontro alguma informação com os dados de produção/número de série nas tabelas que ganhei do Enio Brandenburg, autor do livro Automóveis Brasileiros, a história ilustrada de modelos nacionais de passeio. Abraço Roberto

    ResponderExcluir
  3. Olá. Amigos.
    Sou de Curitiba. Tenho um Karmann Ghia TC 1975 última edição, os bancos originais, são exatamento semelhantes ao da segunda foto, que vem ser os mesmos desde 1971 até 1975. Bancos do TC só servem no TC. Estou precisando dos "Bancos dianteiros" em qualquer estado, quem souber que possa informar a onde encontrar, ficarei muito grato.
    Aguardo qq. informação dos amigos apaixonado por carros antigos.
    Flávio.
    Curitiba.
    e-mail: bovo.adv@gmail.com

    ResponderExcluir