quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Estágio atual da restauração

Hoje vou dar um tempo nas informações técnicas e posicionar os que acompanham o blog do estágio atual da restauração. A restauração da parte elétrica foi concluída a algumas semanas atrás, após algumas "surras" que levei. Graças as pesquisas e esquemas elétricos de carros similares consegui contornar os problemas. Desde a semana passada o carro está na oficina para instalação do motor e revisão completa da mecânica, de para-choque a para-choque. Este trabalho foi entregue ao pessoal da Performa sob os cuidados do competente Picolo e sua equipe. O Picolo para os que não o conhecem foi o chefe da oficina mecânica da Crivel Automóveis, que era a autorizada VW de nossa cidade. Ele trabalhou nestes carros quando ainda eram 0 km e é o responsável pela manutenção de meus antigos da linha VW.
Quando da aquisição o KG foi levado a uma oficina de confiança do proprietário anterior para resolver um problema existente que o mesmo se comprometeu a sanar. Como ele já estava na oficina solicitei que fizessem uma revisão completa (de minha responsabilidade) para tornar o veículo confiável para trafegar. Mesmo com a orientação para resolver os problemas existentes que fossem detectados, isto não ocorreu. Apesar de ser uma oficina onde alguns levam seus antigos, parece que não deram a devida atenção ao KG na época. Entre os problemas que eles deixaram passar: ausência das graxeiras nos feixes de molas, ou seja, a sujeira poderia contaminar a graxa, bem como esta escorrer pelo eixo; amortecedores comprometidos; ausência das bieletas do estabilizador do eixo traseiro; Velas de marcas diferentes, existiam 3 marcas instaladas no motor (02 da AC Delco, 01 da NGK e 01 da Bosch); pastilhas de freio com desgaste fora dos padrões; coifa rasgada, sem falar na enorme quantidade de graxa velha no eixo dianteiro e traseiro que impedia um trabalho de manutenção descente. Em um dos finais de semana da instalação elétrica, coloquei o carro sobre cavaletes, apliquei desengraxante de chassis de caminhão (Solupan) e removi tudo com a lava jato. Ficou praticamente novo. Eu particularmente gosto de trabalhar em um ambiente limpo, organizado e com peças limpas, você faz o trabalho melhor e com mais capricho. Acredito que muitos mecânicos devem pensar da mesma forma. Se você chegar em uma oficina onde tem ferramentas e peças espalhadas pelo chão ao redor do carro, fuja correndo que é bomba. 

Seguem algumas fotos do motor completamente revisado e montado com cabos de vela e velas NGK, tampa do distribuidor, rotor, platinado e condensador da Bosch. A bomba de gasolina ainda é a incorreta, blindada, a Brosol com parafusos já está com o mecânico para substituição. O carburador foi completamente revisado (vai merecer um tópico a parte).


Um comentário:

  1. Grande Beto, gostei de ver!
    Eu, particularmente, também não gosto de bagunça quando estou mexendo no SP2. Quando vejo que o ambiente está começando a ficar bagunçado eu paro o que estou fazendo, ajeito tudo e, só depois, retomo o trabalho. Fica mais fácil trabalhar assim além do que, colabora para evitar acidentes.
    Um grande abraço.

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