Restaurar um Karmann Ghia não é uma tarefa simples. Algumas peças são específicas e de difícil obtenção. É claro que as vezes somos premiados com o "achado" de uma peça NOS como visto em uma das postagens abaixo. Em outras vezes temos que partir para a criatividade e reproduzir as peças como visto no caso do suporte do fluído de freio. Isto vale também para o filtro de ar. O filtro do KG é semelhante ao das Kombis antigas mas com diferenças no tubo de tomada de ar que é inclinado e no de saída de ar que muda de posição e perde a curva que possui.
Aqui algumas fotos de um filtro original que serviu para obtenção das medidas:
Nas fotos abaixo o filtro de Kombi com as alterações. A parte onde ficava originalmente a saída de ar foi fechada com um pedaço de chapa. O tubo de saída de ar para o carburador foi deslocado para a esquerda, e perdeu a curva que possui, fica reto.
O tubo de entrada de ar era reto. O pedaço em ângulo que foi cortado da saída do ar é inserido na parte de entrada para fazer o ângulo correto:
Vista superior indicando a posição correta em relação ao original. Tá eu sei, ficou com uma diferença de 4mm. rsrsrsrs.
Após um banho de Solupam e lavadora de alta pressão. A quantidade de terra misturada ao óleo no tubo de entrada era enorme. A parte interna (crina do filtro) também foi lavada com solupam e lavadora de alta pressão para remoção de pó e óleo velho.
Por fim toda a crina recebeu um banho de gasolina para remover os últimos resquícios de óleo velho. Depois o filtro ficou no sol para evaporar a gasolina. Após este trabalho fiz as correções com massa poliéster. Depois que receber a pintura em preto semi-brilho vai ser difícil saber a origem deste filtro.
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