sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

FELIZ NATAL, FELIZ 2012 !!!

Amigos, o blog ainda não encerrou as suas atividades. Na próxima semana boas novidades agora do interior do veículo, onde o trabalho está impecável. Desejo a todos um Feliz Natal e um 2012 com muitas realizações.

domingo, 11 de dezembro de 2011

Revestimento cofre do motor

E para encerrar as postagens de hoje uma pequena visão do revestimento do cofre do motor. Fiz o mesmo a partir de moldes enviados pelo amigo João Cesar de Soledade-RS (blog Máquinas e Histórias). O revestimento foi confeccionados com papelão utilizados em moldes de calçados e vestuário, revestido com feltro betumado e pintado de preto semi-brilho conforme o padrão original.

Grade dianteira

As grades dianteiras que vieram com o KG estavam em um estado razoável mas infelizmente foram perfuradas para fixação com parafusos. Optei pela aquisição de um novo par de grades junto a Skill Emblemas que foi o produto que encontrei com maior semelhança ao original. Nas fotos abaixo um pequeno teste para verificar a fixação da mesma que será explicada em um outro tópico.

Painel - parte II

O painel recebeu os acabamentos finais: logotipo, recorte dos excessos e grampos. O logotipo foi adquirido na Skill Emblemas pois o anterior era de plástico e estava quebrado. Algumas fotos que ilustram o trabalho impecável de nosso mestre estofador Magal:

 

Te cuida MacGyver III

Um dos problemas que encontramos quando adquirimos réplicas de peças é que as mesmas nem sempre se encaixam perfeitamente. É claro que algumas vezes não é culpa das peças, ainda mais em um KG que era um carro "feito a mão" e também após quase 40 anos de estradas é querer demais que esteja tudo 100% perfeito. Do jogo de frisos, 03 peças ficaram com tamanho maior. As mesmas foram cortadas e para dar o acabamento acabei usando uma técnica disponível na internet que ensina a soldar alumínio com estanho. Confesso que mexo com eletrônica e solda com estanho desde os 12 anos de idade e tinha como uma "verdade" que alumínio não pegava estanho. Ledo engano, nesta página http://www.py2bbs.qsl.br/solda_aluminio.php é mostrado o processo com o uso de parafina como fluxo de solda. E também neste interessante artigo http://www.py3po.com.br/doc2009/artigo-30nov10.pdf existe toda uma explicação científica para o processo e no final do artigo uma outra técnica sem o uso da parafina.
Abaixo algumas imagens que comprovam a técnica:
Após o processo de solda o excesso é desbastado com lixa e por fim o polimento com o equipamento utilizado anteriormente para polir os frisos (vide postagens mais antigas). O trabalho poderia ter ficado um pouco melhor, reparem nas pequenas fissuras onde o estanho não grudou, mas como hoje eu não estava com tanta paciência para repetir e corrigir, deixei assim mesmo. 

Rodas - Pintura

As rodas receberam sua pintura definitiva, VW - Alumínio Opalescente. O responsável pelo excelente trabalho foi o mestre Cid, o artista da pintura na Jugasa, onde o KG foi pintado.