domingo, 30 de janeiro de 2011

Fundo PU

Na quinta-feira a tarde (27/01) o KG recebeu sua camada de fundo PU na parte externa. O fundo receberá o mascaramento preto para controle de lixação,  será lixado com 03 gramaturas de lixa para somente depois começar a receber as camadas de tinta.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Wash Primer

27/01 pela manhã, o carro ficou amarelão. Não, ele não pegou nenhuma doença nem é a cor final. Foi aplicado o fundo fosfatizante. Em seguida será aplicado o fundo PU e tem início mais um etapa de lixação com mais 03 granulometrias diferentes.

Preparação externa

No dia 26/01/2011 a etapa de preparação externa, aplicação de massa poliéster teve mais uma etapa concluída. O desbaste foi realizado até a lixa 320 e agora segue para a etapa de aplicação de Wash Primer (fundo fosfatizante) e depois para aplicação de fundo PU. Como as fotos ilustram a espessura de massa foi muito fina no resultado final, as partes cinzas nas fotos é a chapa de aço.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Restauração do Velocímetro

O velocímetro estava funcionando normalmente, seu único problema era o ponteiro desbotado conforme a foto abaixo indica. Como já comentei em um tópico anterior os veículos de 1971 e 1972 tem os ponteiros na cor laranja. A parte mais chata no processo de desmontar o instrumento é o anel de fechamento. Para abrir o mesmo deve-se utilizar uma chave de fenda fina e ir forçando a borda ao longo de todo o anel para levantar a parte dobrada do mesmo.
Após isolar a área o ponteiro foi pintado com a tinta Esmalte Vitral Acrilex na cor laranja. Este tipo de tinta é facilmente encontrado em lojas que vendem produtos de pintura para quadros e artesanato.
Aqui algumas fotos da parte interna do velocímetro e o carimbo da data de fabricação.
 O resultado do ponteiro com sua cor original já restaurada
Para dar mais "realismo" a restauração, os parafusos que prendem o mecanismo a carcaça receberam um pingo de verniz verde (Verniz Vitral da Acrilex, na cor verde pinheiro) para reproduzir o trava parafuso que eles recebiam quando novos.
E agora começa a montagem. Na foto abaixo os dois anéis de borracha que vão junto ao vidro, anel cromado externo, anel de fechamento, vidro, anel plástico branco que faz o fundo para o anel mostrador da escala, suporte e porca que prendem o velocímetro ao painel.
 E o resultado final:


quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Massa Poliéster

A garantia de um bom trabalho esta diretamente relacionada aos materiais utilizados. O carro está sendo preparado com a massa de poliéster da DuPont, linha Chroma.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Andamento dos trabalhos

Os trabalhos de preparação para a pintura correm a pleno vapor. Seguem algumas fotos onde pode se observar a aplicação de mascaramento preto para auxiliar na tarefa de lixação da massa poliéster.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Textura - II

Esqueci de comentar no post anterior: a textura citada também estava presente na chapa da porta, lado interno, para amenizar ruído e informação. Um retângulo de textura, segundo informações do J. Cesar de Soledade-RS que encontrou ao desmontar as portas do seu KG. Atualmente nos carros eles colocam um retângulo de um material semelhante a manta asfáltica. Este material é o mesmo que vamos utilizar no assoalho para revestimento pois é muito semelhante ao material original.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Textura no capô - parte interna

Mais um mito desfeito no eterno aprendizado de uma restauração...Para muitos a superfície interna do capô dianteiro e traseiro é sempre lisinha, mas estudando o KG 1970 original e com informações de outros veículos, acabei descobrindo que a parte interna era revestida com uma textura, tipo "bate pedra" cuja função era dar resistência a chapa para ela não vibrar e reduzir ruído no caso da tampa traseira. Seguem algumas fotos que comprovam:

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Portas - mais uma alegria!

Como já exaustivamente comentado aqui no blog, a estrutura deste Karmann Ghia estava muito boa. O que "matava" o carro era a pintura mal feita (e na cor incorreta), adaptações gambiarrísticas, acabamento interno, etc, etc, etc...., ou seja, era um diamante bruto que precisava ser lapidado para mostrar toda a sua beleza. As portas também mostraram que nunca sofreram batidas ou corrosão.

Ajustes dos faróis

Nesta etapa também é realizado o ajuste dos faróis. Tudo tem que encaixar de forma harmoniosa, perfeita. Ainda bem que a estrutura colabora para que o serviço seja executado de forma precisa. (observação: a massa do local do farol do lado esquerdo, bem como o paralama do lado direito ainda não sofreu desbaste, por isto as imperfeições na foto). Este foi apenas um teste preliminar. Vou montar o farol completo para um ajuste mais preciso.

Tá na lixa

Conforme comentei no post de ontem, externamente o carro foi todo recoberto com massa poliéster e agora está na etapa de desbaste com lixas de várias granulações. O que sobra é uma camada muito fina de massa, praticamente fica na chapa novamente. A massa cobre apenas as pequenas imperfeições da chapa de aço. Observem no paralama direito onde o trabalho foi iniciado (ainda não concluído), a parte em cinza é a chapa.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Jacarandá - alternativas

Pesquisando materiais alternativos para a restauração do painel de jacarandá, encontrei um muito interessante: fita de borda para móveis. Esta fita é em PVC, possui uma espessura em torno de 1mm e largura de 27 cm. Comprimento...é em rolo, vendida a metro (R$ 11,00/m). É distribuída pela Masisa, o material é feito por uma empresa de Portugal. Não é um material fácil de moldar em curvas como o painel, mas com o auxílio de um soprador térmico talvez dê resultado.
Alguns modelos para apreciação: