Na foto abaixo o cabo a esquerda que vem da ponta que vai na caixa de fusíveis é preto com listra verde e é emendado com um preto com listra vermelha.
Uma emenda correta deve ser estanhada e para isolar a emenda ao invés da fita isolante que com o passar do tempo começa a desgrudar e fica "melecado" de cola, utilizei tubo termo contrátil (usar um soprador térmico para contrair o tubo). Fica um trabalho digamos, profissional.
O problema do cabo iniciar com uma cor e terminar com outra é simples de resolver. Corte o cabo original na parte que fica dentro do espaguete, solde o pedaço que falta (que é o de outra cor e estava na ponta final) e solde o pedaço que cortou (da cor original) na outra extremidade, ou seja, o pedaço de outra cor ficará entre os pedaços de cor original e ficará escondido dentro do espaguete que acomoda os cabos. Desta forma a cor nas duas extremidades do chicote será a mesma. Na foto abaixo o pedaço entre as duas emendas é o que possui cor diferente.
Uma ferramenta para dar um acabamento profissional e com o mesmo padrão de fábrica é o alicate para crimpar terminal automotivo. Observe os cabos abaixo.
Os cabos dos faróis de um dos lados apresentavam emendas (ainda bem que eram os do lado que utilizam brancos e amarelos e não os brancos e amarelo com listras pretas). Optei por substituir os mesmos por cabos novos. A bitola é de 1,5mm2. Segue foto com o resultado final da recuperação do chicote frontal.
O chicote traseiro será recuperado no local, quando da montagem do carro.